SCTO #45 – Ocupe Estelita & A Especulação Imobiliária no Futebol

De pé o vítimas do futebol pernambucano!

No podcast #45, os sindicalistas Breno Lacet e Manoel Salgado recebem Rud Rafael, alvirrubro no futebol e na política, como militante do diretório nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e do Movimento Ocupe Estelita, para bater um papo no Eduardo Galeano sobre especulação imobiliária, ocupação urbana e o futebol.

Na conta do nosso convidado, a Rádio Gonzaga que abre o programa é a murga uruguaia do Agarrate Catalina, tocando La Violencia com participação dos também uruguaios No Te Va a Gustar.

A primeira parte do programa trata do Cais José Estelita, terreno histórico da cidade do Recife que abriga a segunda linha férrea mais antiga do Brasil. Contamos um pouco da história do cais, que desde 2008, é vítima de seguidas investidas do capital imobiliário, e falamos também de ativismo e planejamento urbano.

Passando pro mundo da bola, trocamos uma ideia sobre como a turma das empreiteiras já ameaçou a relação de Náutico, Sport e Santa Cruz com seus estádios e os bairros onde estes clubes estão localizados. Pra pedir a conta, a bancada faz uma passeio pela vizinha Argentina e atravessa o Atlântico rumo à Europa pra falar como é essa relação do lado de lá.

Dá o play e conta pra gente o que achou!

Foto do Banner: Ana Teresa Quesado

Sindicato da Bola Escrito por:

seja o primeiro a comentar