Pagando boletos atrasados

É, meus amigos e minhas amigas, hora de voltar à realidade. A festa do título passou e vamos focar no grande objetivo da temporada, voltar à Série B. O Timba vai pagar a conta que deixou pendurada em 1999. Cá pra nós, vamos ser sinceros, nosso amado Timbu não saiu do inferno da terceira divisão por méritos esportivos.

Para recapitular, o Náutico terminou o quadrangular final em 4º lugar, atrás do Serra-ES, São Raimundo-AM e do Fluminense-RJ. Não, a sigla não está errada, é aquele Fluminense mesmo. Na época, apenas os dois primeiros subiam. E após uma boa campanha nas primeiras fases, o que se diz é que a falta de dinheiro para pagar salários e premiações abalou o desempenho do elenco Timbu, que deixou a desejar nos momentos de decisão. O retorno à segunda divisão se deu pela criação da Copa João Havelange em 2000, que foi… rapaz, não é muito futuro explicar isso agora não.

Em 1999, a Série C era o fundo do poço do futebol brasileiro e nenhum dos nossos odiados vizinhos tinha tido o desprazer de chegar lá até então. A situação era crítica, 10 anos de fila, dificuldades financeiras e o Centenário batendo na porta. Vão roubar o nosso Hexacampeonato em pleno 2001? O futuro parecia sombrio.

E por quê recordo dessa maldita época? Para nos lembrar que a situação atual é completamente oposta. O Náutico entra com o peso do favoritismo na disputa de 2018, depois de conseguir sair da fila de 13 anos, trazer sua torcida para junto, quebrar o recorde de público da Arena de Pernambuco, estar invicto em clássicos, vencer 2 dos 3 confrontos contra times da Série A no ano, e por fim, e mais importante, voltar para sua casa, o Caldeirão dos Aflitos. Não há motivos para duvidar que o Timbu faça uma boa campanha.

Domingo vai ter um joguinho aí, estreamos na Série C e se só isso não bastasse, vai ser num Clássico das Emoções. Na primeira passagem na terceirona, a partida inaugural também foi contra um conterrâneo, o Unibol, com uma vitória por 2 a 0. Fica a torcida para que começo seja igual, mas que o fim dessa vez nos reserve uma sorte melhor do que a de 1999.

Foto do time que venceu o CSA-AL de virada nos Aflitos por 2 a 1, no dia 19/09/1999. Meu primeiro jogo no estádio.

Fotos:
– ESPN (GazetaPress)